quarta-feira, 20 de março de 2013

GESTÃO DEMOCRÁTICA

Olá! Este blog debate sobre gestão democrática escolar. Entende-se por gestão democrática como sendo "uma forma de gerir uma instituição de maneira que possibilite a participação, transparência e democracia"  (http://www.infoescola.com/educacao/gestao-democratica/).
    Gestão Democrática das Escolas                  
                       “O desenvolvimento de uma consciência crítica que permite ao homem transformar  a realidade se faz cada vez mais urgente. Na medida em que os homens, dentro de sua sociedade, vão respondendo aos desafios do mundo, vão temporalizando os espaços geográficos e vão fazendo história pela sua própria atividade criadora.” (Paulo Freire)
    A escola tem um importante papel no processo de construção da cidadania. A gestão democrática precisa levar a escola a apresentar mudanças significativas na cultura autoritária que se tem mostrado presente na sociedade brasileira e nos sistemas de ensino. A construção de uma cultura democrática proporciona o aprendizado coletivo de princípios de convivência, também democráticos, e contribui para o distanciamento daqueles que estimulam uma convivência marcada pelo autoritarismo.
    A criação e consolidação da cultura democrática visa ao respeito da vontade do coletivo, de forma que a função social da escola seja alcançada com qualidade para todos.
   Vejam agora essa grande oportunidade:

 
Caro Diretor da escola Pública! Você que busca melhorar os processos de gestão e acredita no poder da gestão participativa venha fazer parte do Prêmio Gestão Escolar 2013 e deixe o seu legado para a comunidade! Acesse já www.premiogestaoescolar.com.br e convide as suas escolas para fazer a inscrição!
    
O verdadeiro sentido da existência da escola está na sua essência, que vai muito além de seu espaço físico; o coração da escola é formado por "gente"!
    Então, se concordam, assistam o vídeo a seguir e comentem:

    Em nosso município, Marília/SP, o cargo de direção das unidades escolares é preenchido mediante realização de concurso público. Os interessados em ocupar tal cargo devem inscrever-se no concurso de provas e títulos, ao qual exige-se diploma de licenciatura em Pedagogia com habilitação em administração escolar. Ao assumir a vaga, o (a) diretor (a), após escolha e atribuição da unidade escolar, tem o direito de permanecer no cargo até a aposentadoria ou vacância (a pedido).
VAMOS DEBATER:
QUAL A SUA OPINIÃO A RESPEITO DE COMO DEVE SER PREENCHIDO O CARGO DE DIREÇÃO ESCOLAR? COMO ISSO OCORRE NO SEU MUNICÍPIO?
 

DÊ A SUA OPINIÃO! PARTICIPE

13 comentários:

  1. Estou adorando desvendar os segredos de se expressar através de um blog! Desculpe-me pelas falhas e NÃO DEIXEM DE COMENTAR!!! Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Tati, parabéns pela iniciativa!
    Viver, estudar e transformar!
    Bjos.
    Karina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Karina pela sua contribuição. Este blog é meu portfólio do semestre. Bjão

      Excluir
  3. parabéns pela iniciativa vamos estudar

    ResponderExcluir
  4. Ficou ótimo, estamos nessa luta por mudanças na nossa área (educação) , será com mudanças nas metologias e práticas educacionais, que conseguiremos melhorar nossa sociedade, e assim o mundo.
    Araty Peclat
    Parabéns ...amiga e colega de turma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para que a nossa "fala" seja a nossa "prática" e se concretize a DEMOCRACIA, é preciso acreditar na união coletiva como transformadora da função social da escola com foco na melhoria da qualidade de ensino.

      Excluir
  5. Na realidade, a forma que se escolhe o Diretor de escola aqui no nosso município, considero a mais correta, mas do que adianta, passar em um concurso público para o cargo e ter que seguir as regras ditadas pelo poder público ao "pé da letra", com suas imposições e normas nada convencionais, sem democracia, a gestão democrática aqui não existe, e não creio que exista em algum lugar, pelo menos no nosso estado.
    Araty Peclat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Araty, em nosso município o cargo é preenchido por meio de concurso público de provas e títulos, o que não é tão ruim... Mas, temos que buscar a participação através do Conselho Escolar para nos envolvermos nas decisões tomadas e exercermos a cidadania; claro que isso não é tudo que esperamos de um país democrático, mas é um começo...

      Excluir
  6. Gilson José Amancio31 de maio de 2013 às 10:11

    Tati parabéns pelas postagens! Infelizmente não é o modelo de gestão que impera em nossas escolas, porém se acreditamos nesta foma de gestão, temos que lutar para que isto se torne realidade. Sabemos que é um processo lento mas não impossível e temos que estar motivados na busca do melhor para a educação que é a base do futuro de um país para que se torne desenvolvido e seja reconhecido como quem investe na formação de seus jovens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Gilson. Nossa luta é por uma participação mais efetiva de todos os que são afetados por questões educativas para que se concretizem as prioridades de uma maioria e não de poucos que detêm o poder!

      Excluir